Home / Concelhias

Concelhias


Carregal do Sal

Carregal do Sal é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 5 500 habitantes.

É sede de um município com 116,89 km² de área[1] e 9 835 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 5 freguesias.[4] O município é limitado a Nordeste pelo município de Nelas, a Sueste por Oliveira do Hospital e por Tábua, a Oeste por Santa Comba Dão, a Noroeste por Tondela e a Norte por Viseu.

António José dos Santos

Presidente: António José dos Santos

Email: carregal.sal@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/pscarregal/

Castro Daire

Castro Daire (antigamente, também se verificava a grafia Castro D'Aire) é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 600 habitantes.

É sede de um município com 379,04 km² de área e 15 339 habitantes (2011),[1] subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de CinfãesResendeLamego e Tarouca, a leste por Vila Nova de Paiva, a sul por Viseu, a sudoeste por São Pedro do Sul e a oeste por Arouca.

Amaro Lemos

Presidente: Amaro Lemos

Email: castro.daire@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/PartidoSocialistaCastroDaire

Cinfães

Cinfães é uma vila portuguesa no Distrito de ViseuRegião Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3 300 habitantes.

É sede de um município com 239,29 km² de área[1] e 20 427 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 14 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelos municípios de Marco de Canaveses e Baião, a leste por Resende, a sul por Castro Daire e Arouca e a oeste por Castelo de Paiva.

Sua história está ligada aos Cavaleiros Templários, que aqui possuiram fortalezas, como a Torre da Chã ou a Torre dos Pintos; e também a história da infância de El-Rei D. Afonso Henriques e seu aio Egas Moniz.

Possui um importante património edificado, destacando-se as igrejas românicas, como a Igreja de São Cristóvão de Nogueira; a Igreja da Senhora de Cales ou Cádiz, entre muitas outras.

 

Carlos Cardoso

Presidente: Carlos Cardoso

Email: cinfaes@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/pscinfaes/

Lamego

Lamego é uma cidade portuguesa no Distrito de ViseuRegião Norte e sub-região do Douro, com cerca de 12 214 habitantes[1] (2011) sendo a segunda maior cidade do distrito.[carece de fontes] O município está situado na margem sul do rio Douro, fazia parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro e, segundo alguns, fazia parte da Beira Transmontana, da qual era a principal cidade. Considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

É sede de um município com 165,42 km² de área[2] e 26 691 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 18 freguesias.[5] O município é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sueste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.

Desde sempre aqui se fez uma feira muito frequentada por múltiplas gentes, chegando até comerciantes e feirantes Ciganos de Córdova. O comércio era animado na Rua Nova, onde se estabeleceram muitos judeus,construindo a Sinagoga junto às Portas do Sol.

Romeu Sequeira

Presidente: Romeu Sequeira

Email: lamego@ps.pt

Site: https://www.facebook.com/pslamego/

Mangualde

Mangualde é uma cidade portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 7 300 habitantes.[1]É a terceira maior cidade do Distrito de Viseu.

É sede de um município com 219,26 km² de área[2] e 19 880 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 12 freguesias.[5] O município é limitado a norte pelo município de Penalva do Castelo, a leste por Fornos de Algodres, a sueste por Gouveia, a sul por Seia, a sudoeste por Nelas e a noroeste por Viseu.

Em 1102 foi concedido foral ao concelho pelo Conde D. Henrique. Até ao século XIX designou-se Azurara da Beira...

João Pedro

Presidente: João Pedro

Email: mangualde@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/psmangualde/

Moimenta da Beira

Moimenta da Beira é uma vila portuguesa no Distrito de ViseuRegião Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 800 habitantes.

É sede de um município com 219,97 km² de área[1] e 10 212 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 16 freguesias.[4] O município é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a sudoeste por Vila Nova de Paiva, a oeste por Castro Daire, a noroeste por Tarouca e a norte por Armamar.

Paulo Dias

Presidente: Paulo Dias

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100086888476373

Mortágua

Mortágua é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Baixo Mondego, com 1 153 habitantes.[1]

É sede de um município com 251,18 km² de área[2] e 9 607 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 7 freguesias.[5] O município é limitado a norte pelo município de Águeda, a nordeste por Tondela, a leste por Santa Comba Dão, a sul por Penacova e a oeste pela Mealhada e por Anadia. Está integrado na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

João Coelho

Presidente: João Coelho

Email: mortagua@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/psmortagua

Nelas

Nelas é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 700 habitantes.

É sede de um município com 125,71 km² de área[1] e 14 037 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 7 freguesias.[4] O município é limitado a nordeste pelo município de Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu. O concelho designou-se Senhorim até 9 de dezembro de 1852, quando a sede passou do Folhadal para Nelas.

Pedro Borges

Presidente: Pedro Borges

Email: nelas@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/PSNelas

Oliveira de Frades

Oliveira de Frades é uma vila portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 2 800 habitantes. É sede de um município com 147,45 km² de área e 10 261 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias.[1]

Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, consistindo em duas porções[2], uma principal, de maiores dimensões, onde se situa a vila, e a outra menor, poucos quilómetros para sudeste. O território principal é limitado a nordeste pelo município de São Pedro do Sul, a sueste por Vouzela, a sudoeste por Águeda, a oeste por Sever do Vouga e a noroeste por Vale de Cambra. O território secundário (exclave) é limitado a norte e nordeste por Vouzela, a sul e sudoeste por Tondela e a oeste por Águeda.

Oliveira de Frades é a Capital do Frango do Campo.

As Festas da Vila realizam-se entre 13 e 19 de Julho todos os anos, sendo no último dia, à hora de almoço e jantar uma mostra gastronómica de Frango do Campo.

Dinis Fernandes

Presidente: Dinis Fernandes

Penalva do Castelo

Penalva do Castelo é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 2 000 habitantes.

É sede de um município com 134,34 km² de área[1] e 7 956 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 11 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelo município de Sátão, a nordeste por Aguiar da Beira, a leste por Fornos de Algodres, a sul por Mangualde e a oeste por Viseu.

A 26 de Agosto de 1988, o cantor Carlos Paião morreu a caminho de Penalva do Castelo, quando se deslocava para um concerto das festas da Vila em Honra de S. Ginésio.

Cumberland nos Estados Unidos é vila gémea de Penalva do Castelo, vivem cerca de 2000 Penalvenses em Cumberland.

Francisco Carvalho

Presidente: Francisco Carvalho

Penedono

Penedono é uma vila portuguesa no Distrito de ViseuRegião Norte e sub-região do Douro, com cerca de 1 000 habitantes.

É sede de um município com 133,71 km² de área[3] e 2 952 habitantes (2011),[4][5] subdividido em 7 freguesias.[6] O município é limitado a norte e noroeste pelo município de São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e Mêda, a sul por Trancoso (exclave de Guilheiro) e a oeste por Sernancelhe.

Sónia Numão

Presidente: Sónia Numão

Email: penedono@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/ConcelhiaPenedonoPS

Resende

Resende é uma vila portuguesa no Distrito de Viseuregião do Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3 100 habitantes.

É sede de um concelho com 123,35 km² de área[2] e 11 364 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 11 freguesias.[5] O concelho é limitado a norte pelos concelhos de Baião e Mesão Frio, a leste por Lamego, a sul por Castro Daire e a oeste por Cinfães.

Resende é um concelho com grande variedade gastronomia desde doces e salgados até enchidos.

Destacam-se as cavacas e as falachas de Arêgos.

António Borges

Presidente: António Borges

Email: resende@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100057184580657

Santa Comba Dão

Santa Comba Dão é uma cidade portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 3 400 habitantes.[2] Enquadrada entre os rios Dão e Mondego, encontra-se entre as cidades de Viseu e Coimbra, sensivelmente equidistante de ambas.

É sede de um município com 111,95 km² de área[3] e 11 597 habitantes (2011),[4][5] subdividido em 6 freguesias.[6] O município é limitado a norte pelo município de Tondela, a leste por Carregal do Sal, a sueste por Tábua, a sul por Penacova e a oeste por Mortágua.

Foi elevada à categoria de cidade em 1999.

Jorge Amaral

Presidente: Jorge Amaral

Email: santa.comba.dao@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/psscdao/

São João da Pesqueira

São João da Pesqueira é uma vila portuguesa no Distrito de ViseuRegião Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 200 habitantes, situada a 850 metros de altitude. É a vila mais antiga de Portugal tendo foral de 1055.

É sede de um município com 266,11 km² de área[1] e 7 874 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 11 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelo rio Douro e pelo município de Alijó, a nordeste por Carrazeda de Ansiães, a leste por Vila Nova de Foz Côa, a sueste por Penedono, a sul por Sernancelhe, a oeste por Tabuaço e a noroeste por Sabrosa.

Vila do vinho generoso (vinho do Porto), considerada o Coração do Douro Vinhateiro, na região demarcada do Douro criado pelo Marquês de Pombal que viveu na Pesqueira quando era novo. S. João da Pesqueira tem um miradouro acima da barragem da Valeira chamado São Salvador do Mundo (Ermo) com capelas, e muito antigo. Também dentro de uma pequena gruta viveu e morreu frei Gaspar (1594 - 1615). Trata-se do mais antigo concelho do país, datando a sua criação de 1055, precedendo assim todos os outros concelhos, incluindo cidades tão importantes ao tempo da fundação como Coimbra, Guimarães ou Lamego.

Ana Balça

Presidente: Ana Balça

São Pedro do Sul

São Pedro do Sul é uma cidade portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 3 600 habitantes.

É sede de um município com 348,68 km² de área e 16 851 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias.[1] O município é limitado a nordeste pelo município de Castro Daire, a sueste por Viseu, a sul por Vouzela, a sul e oeste por Oliveira de Frades (porção norte), a oeste por Vale de Cambra e a noroeste por Arouca.

Rui Almeida

Presidente: Rui Almeida

Email: sao.pedro.sul@ps.pt

Sátão

Sátão é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 000 habitantes.

É sede de um município com 201,94 km² de área[1] e 12 444 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 9 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelos municípios de Moimenta da Beira e Sernancelhe, a leste por Aguiar da Beira, a sul por Penalva do Castelo, a oeste por Viseu e a noroeste por Vila Nova de Paiva.

Sátão denomina-se a Capital do Míscaro

Ricardo Almeida

Presidente: Ricardo Almeida

Email: satao@ps.pt

Tarouca

Tarouca é uma cidade portuguesa no Distrito de ViseuRegião Norte e sub-região do Douro, com cerca de 3 500 habitantes.

Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

É sede de um município com 100,08 km² de área[1] e 8 048 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 7 freguesias.[4] O município é limitado a nordeste pelo município de Armamar, a leste por Moimenta da Beira, a sudoeste por Castro Daire, a sul por Vila Nova de Paiva e a oeste por Lamego.

Diogo Lucena

Presidente: Diogo Lucena

Email: tarouca@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/Psregresso

Tondela

Tondela é uma cidade portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes[1] É a quarta maior cidade do distrito de Viseu, atrás de Viseu, Lamego e Mangualde.

É sede de um município com 371,22 km² de área[2] e 28 946 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 19 freguesias.[5] O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.

Rui Santos

Presidente: Rui Santos

Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa do distrito homónimo, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 68000 habitantes[1], sendo a segunda maior cidade da região do Centro de Portugal depois de Coimbra.

É sede de um concelho com 507,10 km² de área[2] e 99 274 habitantes (2011),[1][3] dividido em 25 freguesias.[4] Viseu é centro da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, composta por 14 municípios e servindo uma população de cerca de 270 000 habitantes. Este é limitado a norte pelo concelho de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sudeste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul. Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de diocese e de comarca.

Segundo um inquérito de opinião organizado pela DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17ª. cidade europeia com maior qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida.[5] Em 2012 foi considerada, mais uma vez, a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.[6] 2017 é o ano oficial para visitar Viseu. Em 2018, Viseu é "Cidade Europeia do Folclore".

Miguel Pipa

Presidente: Miguel Pipa

Email: viseu@ps.pt

Facebook: https://www.facebook.com/PartidoSocialistaConcelhiaDeViseu

Vouzela

Vouzela é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, situada na província da Beira Altaregião do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões. Fica a 30 km de Viseu, a 60 km de Aveiro, a 2 km das Termas de São Pedro do Sul, a pouco mais de uma hora do Porto e a aproximadamente três horas de Lisboa.

É sede de um município com 193,69 km² de área[1] e 10 564 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 9 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelo município de São Pedro do Sul, a leste por Viseu, a sul por Tondelae pela porção secundária de Oliveira de Frades, a sudoeste por Águeda e a noroeste pela porção principal de Oliveira de Frades.

É fácil chegar a este concelho quer via A25 quer através das Estradas Nacionais N16N228N333 e N333-3.

O concelho tem origem no antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com São Pedro do Sul. Em 1836, Lafões foi repartido entre Vouzela e São Pedro do Sul.

O município de Vouzela, criou em 2015 a marca institucional "Vouzela - o Coração do Centro". A nova imagem tem o formato de um coração, composto por vários elementos geométricos que constroem a marca no seu todo e na sua plenitude, destacando-se o elemento fora do coração, que é o elemento que “falta” a Vouzela, o elemento que complementa o nosso território, essa peça é cada novo residente, visitante, investidor ou estudante. Também o tipo de letra é único no mundo, desenvolvido exclusivamente para esta nova marca, inspirado na antiga ponte do comboio existente na Vila, sendo também um tipo de letra ecológico, pois o facto de ser microperfurado permite reduzir em 50% os níveis de consumo de tinta no momento da impressão [1]

90% da área do concelho ardeu a 15 de outubro de 2017.

Catarina Meneses

Presidente: Catarina Meneses

Email: vouzela@ps.pt